La Paz, 4 nov (Prensa Latina) Os presidentes da Bolívia e do Peru, Evo Morales e Pedro Pablo Kuczynski, respectivamente, se reunirão hoje em Sucre durante o segundo gabinete binacional onde se pretende especificar importantes acordos para a integração de ambos países.
Desde quarta-feira, equipes técnicas trabalham na capital constitucional desta nação andina amazônica para elaborar documentos em quatro áreas fundamentais: Meio ambiente e Recursos Hídricos, Segurança e Defesa, Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura.
Um dos documentos submetidos a consideração dos presidentes estará focado em estudos sobre políticas conjuntas para a construção de moradias sociais.
Ambos governos falarão sobre a construção e melhoria da infraestrutura viária, com o objetivo de conseguir o uso intensivo de viadutos para desenvolver o comércio ultramarino no porto de Ilo, no oceano Pacífico.
Durante o encontro também estão previstos debates sobre o projeto de corredor bi-oceânico e a construção do porto Almirante Grau, em Ilo.
De acordo com os organizadores, outros temas que estarão no centro das análises serão o combate ao narcotráfico, os mecanismos para melhorar a segurança nas fronteiras, bem como a proteção meio ambiental do lago Titicaca, compartilhado por ambos países.
Assim mesmo, estão sendo desenhadas estratégias para a troca de informação, investigações, experiências e coordenação policial, bem como a recuperação de bens apreendidos por atividades associadas ao tráfico de estupefacientes.
A primeira reunião binacional Bolívia-Peru foi realizada em junho do ano passado, durante a gestão do ex-presidente Ollanta Humala (2011-2016). Kuczynski assumiu a presidência do país vizinho no dia 28 de junho para o período 2016-2021.
Durante esse encontro inicial em Puno, presidido por Humala e Morales, foram aprovados 36 acordos relacionados a temas como recursos hídricos, meio ambiente, desenvolvimento econômico, assuntos sociais, fortalecimento institucional e a estrutura para a integração e desenvolvimento.
Ontem, o presidente Evo Morales considerou que o encontro desta sexta-feira com seu homólogo peruano constitui uma oportunidade para fortalecer os vínculos entre países latino-americanos.
Peru e Bolívia somos povos irmãos com a mesma história. Este encontro dá muita esperança para o futuro da Pátria Grande, escreveu o chefe de Estado em sua conta @evoespueblo da rede social Twitter.
Por sua vez, a ministra de Comunicação, Marianela Paco, afirmou que a reunião Bolívia-Peru potencializará a irmandade entre ambos países, que buscam consolidar sua integração mediante infraestrutura e políticas comerciais e meio ambientais.