Em declaração oficial, Rússia exortou comunidade global, sobretudo vizinhos da Venezuela, a contribuir para a normalização do cenário político no país latino-americano.[
O objetivo das forças irreconciliáveis na Venezuela, que contam com o apoio externo, é derrubar o atual governo, declarou, em nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo na segunda-feira (3).
“A dinâmica de desenvolvimento da situação política na Venezuela demonstra que forças internas irreconciliáveis, que contam com apoio externo, estão tentando aumentar as tensões (…) A meta é derrubar o governo a qualquer custo”, disse a pasta.
Segundo o documento, a resolução do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela sobre a preparação de um referendo para remover o chefe de Estado seria usada como pretexto para a mais recente espiral de tensões.
“A única base para a resolução de problemas políticos internos na Venezuela, como em qualquer outro país, está no respeito à constituição e às leis nacionais”, destacou o ministério russo. “É inadmissível extrapolar os limites da lei ou exercer pressão externa para estimular essas etapas (…) Somente o povo venezuelano, como detentor de soberania, tem o direito de decidir seu futuro usando mecanismos constitucionais.”
O órgão declarou ainda que gostaria que a comunidade internacional, incluindo os vizinhos da Venezuela, prosseguissem com uma política que “promova a normalização da situação política em Caracas”.
Com a agência de notícias TASS
http://gazetarussa.com.br/politica/2016/10/04/forcas-com-apoio-externo-querem-derrubar-maduro-diz-chancelaria-russa_635625