Brasília, 14 de maio de 2022 às 00:21
Selecione o Idioma:

Sem Titulo

Postado em 15/06/2018 11:32

FMI considera insustentável alta da dívida pública dos Estados Unidos

.

Washington, (Prensa Latina) O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu hoje que a dívida pública dos Estados Unidos registra uma insustentável dinâmica em ascensão, enquanto crescem os riscos inflacionários sob a administração do presidente Donald Trump.

Em sua revisão anual, o organismo financeiro considerou que o efeito combinado das políticas de impostos e despesas do governo federal provocará que o déficit supere 4,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2019.

‘Isto é quase o dobro de onde estava há três anos’, alertou o relatório sobre o artigo IV do FMI, que estabelece a análise periódica das economias dos estados membros.

No julgamento do Fundo, o aumento no déficit federal exacerbará a ‘já insustentável dinâmica em ascensão no raio da dívida pública e do PIB (…) que seguirá subindo até superar 90 por cento do PIB em 2024’.

A principal econômica do mundo poderia conseguir neste ano uma expansão de 2,9 por cento e de 2,7 pontos percentuais em 2019, mas em condições de maiores ameaças de ‘inflação’ e sob o previsível impacto negativo dos impostos às importações fixados pela administração Trump.

Comentários: