Cena do filme “O Sol Branco do Deserto”, 1969. (Foto: Vladímir Motil/Mosfilm, 1970)
Neste fim de semana, o projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa” disponibiliza gratuitamente no canal do CPC-UMES no YouTube o filme mudo “O Sol Branco do Deserto” (1969), do diretor Vladimir Motyl.
Ambientado no período pós-Revolução Russa, o “O Sol Branco do Deserto” mostra o Exército Vermelho combatendo bandos de ladrões contrarrevolucionários.
Com o fim da guerra civil, o soldado Sukhov volta para casa pelas areias do Turcomenistão, e lá encontra um destacamento de vermelhos que está perseguindo o bando do brutal Abdullah. Sukhov acaba então encarregado de escoltar as mulheres do harém do bandido e entra em batalha em defesa delas.
O longa mistura ação, comédia, música e drama, e levou 36 milhões de espectadores aos cinemas na época de seu lançamento.
As exibições estarão disponíveis no YouTube de sexta, 20/05, 19h, até domingo, 22/05, 19h.
O projeto “Cinema Soviético e Russo em Casa” está em seu terceiro ano, com a exibição gratuita de um filme russo por semana. A realização é do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), que distribui e comercializa no Brasil os filmes do Estúdio Mosfilm. Ao longo do primeiro semestre de 2022, estão sendo exibidos longas dos mais variados gêneros a partir de matrizes restauradas, incluindo clássicos de Bondartchuk e Tarkóvski.
LEIA TAMBÉM: Os 7 filmes russos mais premiados de todos os tempos
https://br.rbth.com/cultura/86699-filme-mudo-o-sol-branco-deserto-atracao-gratuita-youtube