24.5 C
Brasília
terça-feira, 12 novembro, 2024

Fihav-2024 demonstra o interesse internacional de investir em Cuba

«Celebrar a 40ª edição da Feira Internacional de Havana (Fihav-2024) é coerente com a vontade e decisão do governo de dar novo impulso à economia, ainda nas condições mais complexas, no que resulta decisiva a participação de empresas e organizações estrangeiras, muitas das quais estão representadas nesta cita».
Assim expressou Oscar Pérez-Oliva Fraga, titular do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, ao inaugurar a maior bolsa comercial de Cuba e do Caribe, que contou com a presença do primeiro-secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez; a membro do secretariado e chefa do seu Departamento de Atenção aos Serviços, Yudí Rodríguez Hernández; o vice-primeiro-ministro Ricardo Cabrisas Ruiz e os titulares de várias pastas.
Precisou que, nesta ocasião, chega-se à Fihav em um momento especialmente complexo para o país, caracterizado pelo recrudescimento do bloqueio econômico, comercial e financeiro do governo dos Estados Unidos, cujos efeitos extraterritoriais alcançam a empresas e empresários de todo o mundo que, apesar de pressões e chantagens, continuam apostando por Cuba.
«Como se isso não bastasse» – disse– «a injusta e arbitrária decisão de incluir a Ilha na lista de Estados que supostamente patrocinam o terrorismo, tem afetado sensivelmente as relações interbancárias e, consequentemente, as vias para realizar cobranças e pagos desde e para o exterior.
Pérez-Oliva Fraga ressaltou que a Fihav-2024 demonstra novamente o interesse que desperta em nível internacional, tal como se constata com a presença de mais de 700 expositores, procedentes de 63 países, em uma área expositiva de 19.400 metros quadrados, superando o número da edição anterior; enquanto que estão presentes mais de 250 empresas nacionais dos setores estatal e não-estatal, e mais de 60 residentes no exterior que desenvolvem negócios no arquipélago.
Igualmente, ressaltou a presença dos principais parceiros comerciais como Venezuela, China, Vietnã, Rússia, México e Espanha.
Fihav-2024 tem previsto um amplo programa, destacando a 7ª edição do Fórum de Investimentos, no qual será apresentada uma atualização da Carteira de Oportunidades de Investimento Estrangeiro, e serão desenvolvidos painéis e rodadas de negócios, com ênfase na promoção das exportações e o desenvolvimento territorial.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS