26.5 C
Brasília
sábado, 14 dezembro, 2024

Festival Recôncavo Instrumental retorna em novembro para sua segunda edição com programação diversificada e artistas de renome internacional

Texto e fotos: Divulgação

A segunda edição do Festival Recôncavo Instrumental acontecerá entre 19 e 24 de novembro, promovendo um encontro vibrante entre a música regional, clássica e world music em cinco cidades do Recôncavo Baiano. Com direção artística da pianista Simone Leitão e produção artística de André Oliveira, o festival é um evento gratuito e uma realização do Instituto Popular do Recôncavo (IPR Bahia), buscando integrar as tradições locais com a música instrumental global e destacar a riqueza da Bahia e do Brasil.

A programação inclui apresentações de grandes nomes internacionais, como Mamadou Sarr (Senegal/Reino Unido), Srjan Vukasinovich (Sérvia/Suíça) e Bostjan Lipovsev (Eslovênia), além de artistas baianos e brasileiros. Segundo Simone Leitão, a curadora do evento, “celebrar a diversidade de estilos e instrumentos em um espaço tão significativo quanto o Recôncavo Baiano é uma oportunidade única para promover a identidade cultural e a integração artística de diferentes povos.”

Para o presidente do IPR, Luan Peres, o festival é essencial para ampliar o acesso à cultura e valorizar a música instrumental entre as comunidades locais. “Trazer músicos internacionais e nacionais para essa região é motivo de orgulho e uma chance de conectar o público a esse universo musical diversificado,” ressalta.

O Festival Recôncavo Instrumental tem correalização com a Brasil Classical, e conta com o patrocínio da Acelen, pelo segundo ano, e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Além dos shows, o festival oferecerá uma série de atividades educativas com masterclasses, oficinas e workshops voltados ao público, incentivando a formação e a interação com essa expressão artística. Todas as atividades serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do site www.reconcavoinstrumental.com.

Programação do Festival Recôncavo Instrumental 2024

  • 19 de Novembro

    • 18h: Abertura em São Francisco do Conde com Gabriele Leite, Mamadou Sarr e o Grupo Lírico de Salvador.

    • 19h: Apresentação em Cachoeira com Srjan Vukasinovich, Jana Vasconcellos e Gel Barbosa, e o sanfoneiro Jefinho Dias.

  • 20 de Novembro

    • 20h: Recital de violão na Casa Rosa, Salvador, com Gabriele Leite, Mamadou Sarr e o Grupo Lírico de Salvador.

  • 21 de Novembro

    • 18h: Apresentação em Madre de Deus com Jana Vasconcellos, Gel Barbosa e o Coral Comunitário.

    • 20h: Trio de Guerra Peixe na Casa Rosa com Simone Leitão, Thierry Lucas e Aare Tammesalu, além de Delia Fischer e o Grupo de Cordas (OSBA).

  • 22 de Novembro

    • 20h: Casa Rosa, Salvador – Srjan Vukasinovich, Grupo de Cordas (OSBA), Mamadou Sarr e Jam Delas (confirmar disponibilidade).

  • 23 de Novembro

    • 18h: Solar do Unhão/MAM, Salvador – Apresentação de Hercules Gomes “Tia Amélia” e, às 20h, Leila Maria e Grupo com o show “Ubuntu” e participação especial de Mamadou Sarr.

  • 24 de Novembro

    • 11h: Apresentação no Neojibá, Salvador, com Simone Leitão, Bostjan Lipovsev e Thierry de Lucas, além dos jovens do Neojibá.

    • 16h: Encerramento em Saubara com o Encontro de Filarmônicas do Interior.

Sobre a Acelen

A Acelen foi criada para ser uma empresa de energia de Mubadala Capital com o propósito de atuar como um player relevante da transição energética. Em menos de 3 anos na Bahia, ao assumir a gestão da Refinaria de Mataripe, investiu mais de R$ 2 bilhões na revitalização e recuperação da planta industrial. Foi implementado o maior programa de modernização da história da refinaria, com foco na segurança e automação, ampliando a confiabilidade, eficiência, capacidade e diversificação produtiva, melhorando índices ambientais, eficiência hídrica e energética. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, em julho deste ano, anunciou uma joint venture para construção de complexo solar de 161MW no semiárido baiano. Agora, a empresa está desenvolvendo o maior projeto de combustível renovável do país para produção de SAF (combustível sustentável de aviação) e HVO (diesel verde) a partir da macaúba. Saiba mais em https://www.acelen.com.br/.

Sobre o Programa Fazcultura

Parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro. O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.

Sobre o IPR Bahia

Fundado em novembro de 2017, o Instituto Popular do Recôncavo – IPR Bahia tem o intuito de realizar projetos e ações multidisciplinares que ampliem, propiciem e conquistem novas oportunidades de crescimento para o Recôncavo, uma das regiões brasileiras de maior influência cultural do país, marcado por diversas manifestações afro culturais, assim como para o estado da Bahia.

Informações à Imprensa:
Umbu Cultura & Comunicação
imprensa@umbucomunicacao.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS