© REUTERS/ REUTERS/JUVENTUD REBELDE
A imprensa latino-americana, especialmente a de Cuba, repercutiu ontem (14) as imagens e os resultados do encontro entre o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, e o Patriarca de Moscou e Toda a Rússia, Kirill, que fez uma visita oficial à ilha caribenha.
O jornal Juventud Rebelde estampou em sua capa de domingo os detalhes da visita de cortesia que o líder da Igreja Ortodoxa Russa realizara na véspera a Fidel.
Da mesma forma, as principais estações de rádio do país, como a Rádio Rebelde e a Rádio Habana Cuba, entre outras, cobriram a reunião de Kirill e Fidel, bem como as outras atividades incluídas na agenda da visita do líder ortodoxo russo.
De acordo com uma nota oficial, o encontro se desenrolou em uma atmosfera relaxada, de respeito e acordo sobre os vários assuntos discutidos.
O líder revolucionário cubano expressou palavras de gratidão ao Patriarca Kirill por sua importante contribuição para o fortalecimento da amizade entre os povos da Rússia e de Cuba, bem como para a disseminação dos valores que os unem.Eles também falaram sobre questões de interesse relacionadas à causa dos pobres, ao combate à discriminação, à preservação da paz e à sobrevivência da humanidade.
No domingo, encerrando sua visita à ilha, antes de seguir sua turnê pela América do Sul, o líder da Igreja Ortodoxa Russa ofereceu uma liturgia na Catedral de Nossa Senhora de Kazan.
Durante sua estadia de quatro dias na nação caribenha, Kirill seguiu um extenso programa que incluiu uma reunião histórica com o Papa Francisco, na sexta-feira (12),abrindo caminho para a reconciliação entre a Igreja Ortodoxa Russa e a Igreja Católica.
Kirill e Francisco e assinaram uma declaração conjunta sobre temas da atualidade política e religiosa, e exortaram a comunidade internacional a se unir para acabar com a violência e o terrorismo.
Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20160215/3580602/fidel-kirill-encontro-cuba.html#ixzz40GtIMgv5