26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Festival Cultural para Cuba no México para o Aniversário de Moncada

Cidade do México, 8 jul (Prensa Latina) Um festival cultural para o 69º aniversário do assalto ao Quartel Moncada liderado por Fidel Castro começa no domingo (10) em frente à embaixada cubana na Cidade do México.

Organizados por cubanos residentes e amigos da ilha no México, eles apresentarão grupos musicais em uma atividade político-cultural na qual denunciarão mais uma vez o bloqueio econômico, comercial e financeiro que tanto afeta o povo cubano.

Este comício marca o início de numerosas atividades em todo o país organizadas por moradores cubanos, organizações de solidariedade e sindicatos amigos, disseram ao Prensa Latina líderes da Associação de Moradores Cubanos José Martí no México.

Este ano, a tradição de uma dança com música cubana executada por grupos cubanos e mexicanos é retomada.

Enquanto isso, outros grupos inaugurarão uma exposição fotográfica do Perfecto Romero, “O Fotógrafo da Revolução Cubana” no sábado 23 em Los Pinos, Cidade do México, com a presença deste mestre das lentes cubanas, que também oferecerá uma palestra.

A atividade acontecerá na Galeria Histórica do Centro, onde também será exibido um vídeo do autor e o cantor-compositor e comediante Alejandro García Virulo se apresentará. Haverá também uma exposição e venda de artesanato e comida típica cubana.

Um vídeo de Romero, que foi correspondente de guerra da coluna 8 de Ernesto Che Guevara, também será exibido.

A exposição inclui imagens que já ganharam status icônico na história da fotografia cubana, assim como gráficos que serão mostrados pela primeira vez e fotos que foram publicadas em vários livros e obras.

O audiovisual recria passagens da vida do romero de 86 anos, que permaneceu muito próximo de Fidel e Raúl Castro, Che, Camilo Cienfuegos e Juan Almeida Romero, e com suas imagens, conseguiu preservar o testemunho dos acontecimentos históricos.

Foi o primeiro fotógrafo da Verde Olivo, revista fundada em 1959 por iniciativa de Che, Raúl Castro e Camilo Cienfuegos, e atualmente faz parte da equipe da publicação humorística “Palante”. Ele recebeu o Prêmio Nacional de Jornalismo José Martí.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS