24.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 julho, 2024

Exercícios da Coreia do Sul e EUA podiam impulsionar Pyongyang a fazer novo teste nuclear

 © AFP 2016/ YONHAP
As recentes manobras dos Estados Unidos e Coreia do Sul na península coreana podem impulsionar a Coreia do Norte a realizar testes, provavelmente, com bomba nuclear, de acordo com o representante permanente da Rússia nas organizações internacionais em Viena, Vladimir Voronkov.
“Reforço das capacidades militares <…> e atividade militar na região (recentemente foram realizados exercícios EUA-Coreia do Sul de grande escala na região) podem impulsionar as autoridades norte-coreanas a dar um passo irresponsável”, disse Voronkov à agência RIA Novosti.
 Ao mesmo tempo, segundo o secretário-geral da Organização de Proibição Total de Testes Nucleares (CTBTO, sigla em inglês) Lassina Zerbo, a realização de mais testes pela Coreia do Norte fará com que eles desenvolvam ainda mais capacidades tecnológicas no desenvolvimento de armas nucleares. “Será tarde demais <…> a desnuclearização torna-se cada vez mais difícil, pois nós permitimos que eles realizem mais e mais testes”, disse Lassina Zerbo.
Anteriormente, especialistas sul-coreanos informaram que às 09:30 no horário local, um terremoto de magnitude 5,0 foi registrado na Coreia do Norte. As autoridades norte-coreanas confirmaram o sucesso do teste nuclear.
De acordo com os militares sul-coreanos, o poder do dispositivo explosivo poderia ser de 10 toneladas de TNT, que corresponde quase ao dobro da potência da explosão de teste realizado em janeiro, que foi de 6 toneladas de TNT.  Especialistas apontam que o último teste nuclear realizado pela Coreia do Norte, pode ter sido o maior da história do país.
https://br.sputniknews.com/asia_oceania/20160909/6278028/coreia-norte-eua-manobras-sul.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS