Os ex-presidentes integraram uma delegação enviada pelo Grupo Puebla, grupo internacional formado por líderes progressistas, para observar as eleições deste domingo.
«Tive o privilégio de abraçar quem será a nova presidente deste querido país, Claudia Sheinbaum. Tive a honra de estar com ela e sua equipe recebendo os primeiros resultados”, indicou Fernández por meio de sua conta X.
Em sua mensagem, descreveu Sheinbaum como uma “mulher progressista” que dará continuidade à tarefa iniciada pelo presidente Andrés Manuel López Obrador.
Por sua vez, Morales destacou que teve um “bom encontro com o presidente recém-eleito”, a quem definiu como “humilde e muito comprometido”.
Segundo dados oficiais do Instituto Nacional Eleitoral (INE), Sheinbaum obteve entre 58,3 e 60,7 por cento dos votos nas eleições realizadas este domingo.
A imprensa mencionou a contagem rápida do INE, que especificava que o candidato da oposição Xóchitl Gálvez, o adversário mais próximo de Sheinbaum, apenas atingiu intervalos estimados entre 26,6 e 28,6 por cento.
A assessora presidente do INE, Guadalupe Taddei, destacou que Jorge Álvarez, do Movimento Cidadão, ficou em terceiro lugar com uma percentagem entre 9,9 e 10,8.