O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, foi eleito senador do país durante as eleições ocorridas neste domingo (27).
Mujica renunciou ao cargo no Senado em 2018 , quando justificou que “estava cansado da longa viagem” e se afastaria “antes de morrer de velho”.
Nessas eleições Mujica decidiu se candidatar pelo Movimiento de Participación Popular (MPP), que faz parte da coalizão de esquerda Frente Ampla. O partido vai disputar a presidência em segundo turno, apoiando o candidato Daniel Martínez.
Os cidadãos uruguaios votaram para presidente e vice, deputados e senadores. No segundo turno, Daniel Martínez enfrentará Luis Lacalle Pou, candidato de direita pelo Partido Nacional. No primeiro turno, Martínez obteve 38,6% dos votos, enquanto Lacalle Pou obteve 28,2%.
Mujica disse que deve voltar às ruas para fazer campanha para Martínez, na disputa do segundo turno. A coalizão da qual Mujica e Martínez fazem parte está há 15 anos no poder.
A Frente Ampla elegeu 13 senadores e 41 deputados. O Partido Nacional elegeu 10 senadores e 31 deputados. O Partido Colorado conquistou 4 vagas para o Senado e 13 para a Câmara. O partido Cabildo Abierto, fundado este ano, conquistou 3 vagas para o Senado e 11 para a Câmara dos Deputados. O Partido Independente e o Partido da Gente conquistaram, cada um, um assento na Câmara.