La Paz, (Prensa Latina) O presidente Evo Morales destacou hoje a importância da participação política das mulheres no processo de mudança na Bolívia, um dos primeiros países a atingir a igualdade de gênero no Parlamento.
Evo Morales presidiu no Palácio de Governo o ato de entrega da personalidade jurídica à Associação de Mulheres Congressistas Departamentais.
Durante seu discurso, o mandatário referiu-se ao papel das mulheres nas diferentes estruturas do Estado Plurinacional e pediu-lhes que trabalhassem com transparência e responsabilidade para o bem do povo.
Recordou que no campo, a mulher é a mais sacrificada dentro da família, e esse trabalho agora está sendo reconhecido na parte política, graças à revolução democrático-cultural.
‘Já temos dignidade e unidade, agora a responsabilidade que temos é pela igualdade. Por isso é importante o trabalho das mulheres eleitas com o voto do povo’, disse o presidente.
A Bolívia é o segundo país no mundo, depois de Ruanda, com maior participação política das mulheres no Parlamento, com 53,1 por cento de postos ocupados por mulheres, segundo um relatório da ONU e a União Interparlamentar.
Não obstante, ainda existem grandes desafios porque se mantém a estrutura patriarcal e machista da sociedade enraizada durante séculos.
‘Esperamos que o aporte de vocês seja muito melhor que do homem e esperamos o debate, novas propostas sociais, novos programas que permitam acabar com a discriminação e com a desigualdade’, disse o chefe de Estado.
A Associação de Mulheres Congressistas Departamentais está integrada por mais de 120 membros dos nove departamentos do país.