28.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 março, 2024

EUA vão responder vigorosamente se a Coreia do Norte realizar teste nuclear, diz vice-secretária

© AP Photo / Ahn Young-joon

Sputnik – Wendy Sherman, vice-secretária de Estado dos EUA, prometeu uma “resposta vigorosa” caso a Coreia do Norte realize um teste nuclear; a declaração surge após o lançamento de um míssil balístico por Pyongyang no final de semana.
Após uma reunião com a sua homóloga sul-coreana, a vice-secretária de Estado dos EUA observou que qualquer teste nuclear violaria as resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e advertiu contra uma reação internacional maciça.
“Haveria uma resposta rápida e vigorosa a tal teste”, disse ela, acrescentando: “O mundo inteiro vai responder de forma vigorosa e clara. Estamos preparados”.
Sherman não especificou, no entanto, que resposta poderia ser implementada. Os seus comentários ocorrem pouco depois de Pyongyang disparar um míssil balístico, o seu 18º teste desde o início do ano.
Militares junto da entrada da mina de testes nucleares Nº 4 no local de ensaio nuclear Punggye-ri, no norte da Coreia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2022

Panorama internacional

Coreia do Norte pode estar conduzindo preparações para teste nuclear, diz diretor-geral da AIEA

As ações da Coreia do Norte levaram as forças dos EUA e da Coreia do Sul a realizar seu próprio ensaio um dia depois. Seul afirmou que o teste demonstrou a sua capacidade de responder de forma “rápida e precisa” a um ataque norte-coreano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS