A afirmação foi feita pelo Ministro de Estado dos Transportes e Logística, Dange Boru, ao discursar na véspera numa mesa redonda organizada pela Universidade de Adis Abeba e pela Associação Etíope do Sector Logístico sob o tema “A estratégia de diversificação portuária da Etiópia: oportunidades e desafios do ponto de vista das partes interessadas.”
Boru enfatizou a importância de fortalecer a colaboração entre as partes interessadas, como agências governamentais e o setor privado, para desenvolver estratégias inovadoras para investir em infraestruturas críticas e facilitar o estabelecimento de portos alternativos para o país.
Considerou imperativo diversificar o acesso aos portos das nações vizinhas através dos acordos necessários. Isto ajudaria, entre outras coisas, a melhorar a sua competitividade económica, apoiar o seu desenvolvimento e consolidar a sua influência na região, sublinhou.
Aproveitou a ocasião para reafirmar “o compromisso de desbloquear o grande potencial da Etiópia através da diversificação portuária. Ao trabalharmos juntos, podemos superar desafios, maximizar oportunidades e preparar o caminho para uma economia mais próspera e resiliente.”