Em agosto, a Força Aérea dos Estados Unidos evacuou da área de Deir ez-Zor ao norte da Síria mais de 20 chefes militares e seus combatentes mais próximos do grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em vários outros países), comunica à Sputnik uma fonte diplomática militar.
© AP PHOTO/ JACK GUEZ
“Durante as últimas semanas de agosto, depois das operações realizadas com êxito pelas tropas governamentais da Síria na parte oriental do país, vários chefes militares controlados pelos serviços de inteligência norte-americanos foram evacuados com urgência da área de Deir ez-Zor para zonas seguras, a fim de continuar usando sua experiência em outras direções. Nomeadamente, em 26 de agosto, de uma área perto do povoado de Treif, situado ao noroeste da cidade de Deir ez-Zor, durante a noite foram retirados de helicóptero dois chefes militares do Daesh ‘de origem europeia’ com seus familiares”, informa a fonte.
Segundo ele, em 28 de agosto, da área de Albu Leil ao sudeste de Deir ez-Zor foram retirados em helicópteros norte-americanos cerca de 20 chefes militares e seus combatentes mais próximos do grupo terrorista Daesh em direção ao norte da Síria.
“É preciso ressaltar que, ao perder seus líderes graças aos norte-americanos, os terroristas na maioria dos casos ficam desorganizados e abandonam suas posições, se juntando a outros grupos ou se salvando sozinhos. Tudo isso, no final de contas, contribui para um maior sucesso da operação de ofensiva das tropas governamentais sírias no leste do país”, assina a fonte.