27.5 C
Brasília
sexta-feira, 24 maio, 2024

Especialistas indicam novo perigo para mercado de gás europeu

© AFP 2022 / INA FASSBENDER

Sputnik – O pico da temporada de furacões nos EUA pode representar uma nova ameaça ao mercado energético europeu devido à possível interrupção dos suprimentos de gás natural liquefeito (GNL) norte-americano, disse à Sputnik um representante do Centro russo de Desenvolvimento do Setor Energético.
De acordo com analistas da empresa Rystad Energy, nos EUA está começando a temporada de furacões. Habitualmente, o pico de sua atividade ocorre de meados de agosto a meados de novembro.

“O efeito sobre o mercado depende da escala de destruições causadas, mas, já que os EUA se tornaram o maior fornecedor de GNL e derivados de petróleo para a Europa, as potenciais consequências podem ser significativas”, comentou um representante do centro.

Ele especificou que um forte furacão como o Ida em 2021 pode interromper a exportação de gás liquefeito dos terminais no golfo do México. Isso, por sua vez, pode reduzir as entregas de GNL para o mercado global em cerca de 300 milhões de metros cúbicos por dia.

“Também é provável a redução da extração [de petróleo] nas plataformas do golfo do México. Nos anos anteriores, os grandes furacões causaram reduções de 600-700 mil barris por dia“, disse.

Na quarta-feira (24), a Rystad, citando o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês) informou que “a atividade meteorológica” atual no Atlântico pode evoluir, com uma probabilidade de 30%, para tempestade tropical nos próximos cinco dias. A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA, na sigla em inglês), por sua vez, prevê que a atual temporada de furacões será mais intensa do que a média dos últimos anos.
A NOAA prognostica de seis a oito furacões, com três ou cinco deles já nesta temporada.

“Já um grande furacão é capaz de causar interrupções na exportação de GNL do golfo do México por uma ou duas semanas. Caso quaisquer fábricas de GNL sejam danificadas, as consequências para o mercado de gás serão mais prolongadas”, nota o centro em comentário no Telegram.

Arquivo: imagem mostra um controlador em um duto para linhas de gás na Open Grid Europe (OGE), uma das maiores operadoras de sistemas de transmissão de gás da Europa, em Werne, oeste da Alemanha, 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022

ÚLTIMAS NOTÍCIAS