18.5 C
Brasília
domingo, 8 setembro, 2024

Erro muito ariscado: Navio de Taiwan lança míssil em direção à China

© AP Photo/ Wally Santana
Um navio de guerra de Taiwan lançou na sexta-feira, por acidente, um míssil antinavio supersônico em direção à China continental, comunica agência AFP citando a declaração da Marinha de Taiwan.
Segundo a informação, o míssil Hsiung Feng III, com 300 quilômetros de alcance, foi lançado durante um teste, às 9h10 do Brasil, a partir de um navio contratorpedeiro que se encontrava no Sul da ilha. O míssil voou cerca de 75 quilômetros até ao momento em que caiu na água perto do arquipélago de Penghu, que fica na jurisdição de Taiwan.
​Segundo a Marinha de Taiwan, a razão do lançamento é desconhecida, mas há suposições que isso tenha sido feito por fator humano.
Presidente da China, Xi Jinping, durante um discurso na Coreia do Sul, em 2014
© FOTOBANK.RU/GETTY IMAGES/ SEONGJOON CHO
Segundo os últimos dados, o míssil atingiu uma embarcação de pesca chinesa.
“Um foguete lançado por erro de um navio contratorpedeiro atingiu uma embarcação de pesca, o capitão da embarcação foi morto, três membros da tripulação ficaram feridos”, comunica a agência citando a instituição militar de Taiwan.
O porta-voz da Chancelaria chinesa, Hong Lei, não comentou o incidente no briefing de sexta-feira (01).
Taipei, Taiwan
As relações oficiais entre as autoridades da República Popular da China e província da ilha de Taiwan foram interrompidas em 1949, quando o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês), liderado por Chiang Kai-shek, teve que se deslocar para a ilha depois de sua derrota na guerra civil contra o Partido Comunista do país.
Taiwan se tornou autogovernado em 1940, após uma guerra civil, mas a China ainda o considera parte do seu território.

http://br.sputniknews.com/mundo/20160701/5384874/lancamento-ariscado-missil.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS