19.5 C
Brasília
sábado, 24 fevereiro, 2024

Equipe da ONU colabora contra derramamento de óleo em Trinidad e Tobago

 Foto: Tobago House Assembly/AFP

Nações Unidas, 12 fev (Prensa Latina) A equipe das Nações Unidas em Trinidad e Tobago apoia a resposta ao derramamento de óleo causado neste fim de semana que mantém o país em estado de emergência.

A representação da agência está a trabalhar na realocação dos recursos existentes para esforços de limpeza imediatos em resposta ao derrame reportado a 15 quilómetros da costa do país.

“A nossa equipa está a colaborar ativamente com o Governo e parceiros internacionais, realizando avaliações para facilitar uma resposta de ajuda coordenada”, disse Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da agência, António Guterres, na terça-feira.

A equipa, liderada por Joanna Kazana, também aumenta o apoio à limpeza a nível comunitário, ao mesmo tempo que avalia os impactos ambientais e económicos a longo prazo para uma resposta abrangente no sentido de proteger os meios de subsistência locais e o setor do turismo.

No domingo, o primeiro-ministro de Trinidad e Tobago, Keith Rowley, descreveu o incidente como uma “emergência nacional”.

Em conferência de imprensa, o chefe do Governo anunciou que enfrentarão a crise como prioridade, reconhecendo que “o alcance e a escala do que será necessário” ainda são desconhecidos.

Rowley garantiu que a origem do misterioso barco que virou em 7 de fevereiro na costa sul da ilha de Tobago não foi identificada.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS