21.5 C
Brasília
domingo, 23 junho, 2024

Equador e Coreia do Sul prometem acelerar negociações pelo TCL

Seul, 9 de agosto (Prensa Latina) O Ministério do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul informou hoje sobre um acordo com o Equador para acelerar as negociações do planejado acordo bilateral de livre comércio (TLC).

De acordo com o ministério sul-coreano, seu negociador-chefe, Ahn Duk-geun, realizou uma videoconferência com seu homólogo equatoriano, Daniel Eduardo Legarda Touma, para discutir o Acordo Estratégico de Cooperação Econômica (SECA).

O acordo é uma espécie de FTA, sobre o qual já foram realizadas nove rodadas de negociações, desde 2016, destaca a agência de notícias local Yonhap.

As últimas negociações foram realizadas em abril.

Durante a reunião virtual, os dois lados também compartilharam opiniões sobre maneiras de expandir o comércio e o investimento bilateral, ao mesmo tempo em que aprimoram a cooperação global na cadeia de suprimentos.

A Coréia do Sul exporta, em grande parte, produtos manufaturados, e o Equador exporta recursos energéticos e metálicos, além de produtos agrícolas, ambos com “estruturas econômicas mutuamente benéficas”, enfatizou o funcionário.

Espera-se que a SECA ajude a Coreia do Sul a diversificar seu portfólio de importação de fontes de energia, bem como outros recursos importantes, como ouro, prata e zinco, acrescentou o ministério.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS