21.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Equador começará a importar arroz do Uruguai em agosto

Quito (Prensa Latina) O Equador começará a importar arroz do Uruguai a partir de agosto próximo, para cobrir o déficit de pasto aqui, informou neste sabado (29) a Corporação Industrial do Arroz (Corpcom).

Segundo a Corpcom, os primeiros embarques sairiam na primeira semana de agosto e demorariam entre 35 e 40 dias para chegar, então é provável que o grão entre no país no final desse mês ou mesmo em setembro.

O Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu 23 licenças de importação de arroz para cerca de oito empresas até 27 de julho.

O chefe do setor, Eduardo Izaguirre, garantiu recentemente que a nação sul-americana vai importar 30 mil toneladas de grãos, como medida para garantir a soberania alimentar no âmbito de um Plano de Prevenção e Preparação para mitigar os danos do fenômeno El Niño.

Izaguirre reiterou que responde a uma estratégia anunciada pelo governo equatoriano em junho passado para evitar a especulação e a escassez de produtos, já que o país carece de uma reserva estratégica de arroz, milho e soja para enfrentar os efeitos do evento meteorológico.

O preço do cereal aqui aumentou nas últimas semanas e os agricultores apontam para uma possível escassez devido ao impacto das chuvas nos arrozais; no entanto, o Governo atribui-o a processos de açambarcamento e especulação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS