16.5 C
Brasília
quarta-feira, 12 junho, 2024

Equador autoriza tropas dos EUA a realizar operações em seu território

O Ministro das Relações Exteriores do Equador, Gustavo Manrique.

HispanTV – O Equador confirmou que, no âmbito de um acordo assinado, os militares dos EUA poderão entrar no seu território para realizar “operações de curto prazo”.

“Não é que venham instalar as suas tropas, mas sim que entrem em períodos de curto prazo, realizem as operações e retirem”, confirmou esta terça-feira o chanceler equatoriano, Gustavo Manrique.

Além disso, declarou que a decisão não ameaça a soberania do país, uma vez que as autoridades equatorianas serão as responsáveis ​​pela operação.

Baseia-se em um acordo assinado entre os dois países durante a recente visita do presidente do Equador, Guillermo Lasso, ao país norte-americano. Durante esta viagem, Manrique, representando o seu país, assinou um acordo com o embaixador dos EUA em Quito (capital do Equador), Michael Fitzpatrick, para reforçar a cooperação na realização de operações antidrogas e contra a pesca ilegal, o contrabando de combustíveis e o tráfico de seres humanos.

Revelado: Lasso contratou empresa norte-americana para “cuidar” de sua imagem

Na semana passada, o chanceler equatoriano considerou “uma honra” fazer parte do pacto que, como declarou, tenta eliminar “qualquer atividade marítima transnacional ilícita”.

Lasso assina pacto militar de 7 anos com os EUA “em benefício do Equador” |  HispanTV

Lasso assina pacto militar de 7 anos com os EUA “em benefício do Equador” |  HispanTV

O presidente cessante do Equador, Guillermo Lasso, assinou um pacto militar com os EUA, afirma, para fortalecer as Forças Armadas do país latino-americano.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS