14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Eleições na República Dominicana: Luis Abinader é reeleito presidente, com cerca de 60% dos votos

Sputnik – O presidente da República Dominicana, Luis Abinader, foi reeleito após vitória já no primeiro turno nas eleições deste domingo (19), segundo os resultados da Junta Central Eleitoral (JCE) do país.

Candidato à reeleição pelo Partido Revolucionário Moderno, Abinader obteve cerca de 60% dos votos apurados, seguido do ex-presidente Leonel Fernández (Fuerza del Pueblo), com cerca de 27%. Martínez ficou em terceiro lugar cerca de 11%.
Mais cedo, ele proclamou sua vitória, depois que seus principais rivais nas urnas admitiram a derrota e o felicitaram publicamente pela reeleição.
“Sou e serei o presidente de todos os dominicanos e dominicanas, sem distinção, sem sectarismo e sem cores partidarias”, proclamou Abinader em mensagem à nação.

“O candidato do PLD (Partido de la Liberación Dominicana), Abel Martínez, me ligou para me felicitar e reconhecer nosso triunfo nas eleições. Este gesto de civismo fortalece nossa democracia e reflete o compromisso de todos com o bem-estar da nação. Sigamos em frente, trabalhando juntos por um melhor futuro para todos os dominicanos“, compartilhou Abinader na rede social X.

Santo Domingo, República Dominicana (imagem referencial). - Sputnik Brasil, 1920, 04.12.2022

Panorama internacional

Não obstante as sanções, Rússia poderia aumentar comércio com a República Dominicana

Logo depois foi a vez de Fernández que anunciou ter ligado para o atual presidente para felicitá-lo pela vitória e lhe desejar êxito na nova gestão.
Cerca de 8 milhões de eleitores aptos foram às urnas nesta manhã, segundo o órgão eleitoral do país.
Aos 58 anos de idade, o ex-empresário e líder do Partido Revolucionário Moderno baseou sua campanha na promessa de proteger a República Dominicana dos efeitos da crise política e humanitária no país vizinho, Haiti, combater a corrupção e controlar a inflação e a desigualdade no principal destino turístico do Caribe.
A posse do segundo mandato de Abinader está marcada para 16 de agosto. Ele governará por mais quatro anos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS