21.5 C
Brasília
sábado, 22 junho, 2024

Encontram no México caixa de oferendas com mais de 50 facas de obsidiana

Sputnik – Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do México descobriram uma caixa de pedra contendo oferendas cerimoniais durante as escavações do templo I, também conhecido como o Grande Porão, na zona arqueológica de Tlatelolco.

Tlatelolco era uma cidade-Estado pré-colombiana localizada no Vale do México, na atual Cidade do México. Os habitantes, conhecidos como tlatelolca, eram um povo mexica de língua náuatle que se estabeleceram na região durante o século XIII.
Durante os trabalhos de escavação, arqueólogos do INAH encontraram uma caixa de pedra no templo I, um complexo retangular situado a noroeste do Templo Mayor Tlatelolca.
De acordo com os pesquisadores, a caixa foi depositada como uma oferenda cerimonial algures entre 1375 e 1418 d.C., para consagrar uma extensão arquitetônica do templo em dedicação ao Tezcatlipoca Negro, escreve Heritage Daily.
Descobrem oferenda de consagração no Grande Basamento de Tlatelolco. Dentro de uma caixa de pedra, que deveria ter sido colocada entre 1375 e 1418 d.C., foram encontrados 59 navalhas, sete facas de obsidiana e blocos de copal.
O Tezcatlipoca Negro era o deus da providência, do invisível e das trevas, senhor da noite e governante do norte, e também era associado com obsidiana e o conflito. No decorrer dos trabalhos descobriram um altar de pedra, provavelmente usado como um local de culto da elite militar, onde descobriram uma cista selada contendo a caixa de pedra.
A caixa continha 59 facas de bolso e sete facas, todas feitos de obsidiana, e vários blocos de resina de copal. De acordo com o arqueólogo Laue Padilla, esses itens foram usados para atos de autossacrifício por sacerdotes tlatelolca e altos funcionários. A caixa pode conter outros materiais, que serão confirmados à medida que o trabalho arqueológico progride.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS