27.5 C
Brasília
segunda-feira, 20 maio, 2024

Empresa polonesa alerta para catástrofe iminente devido às sanções antirrussas

© Sputnik / Vladimir Vyatkin

Sputnik – As sanções contra a Rússia impostas pela Polônia podem resultar em uma catástrofe ambiental ao mar Báltico, afirmou Michal Dudek, da Sulzer Pumps Wastewater.
De acordo com Dudek, o Ministério do Interior da Polônia restringiu as atividades de 35 empresas suspeitas de terem ligações com Moscou, incluindo a Sulzer Pumps Wastewater, responsável pelo tratamento e transporte de águas residuais.
Bandeiras da Polônia e da União Europeia na embaixada da Polônia em Moscou, Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 04.06.2022

Panorama internacional

Polônia afirma que UE trabalha no 7º pacote de sanções contra a Rússia

Segundo o funcionário, a repentina falha no funcionamento das instalações de tratamento nas cidades e empresas ameaça o mar Báltico com altos níveis de poluição.
“[Em caso de colapso] as águas residuais não tratadas serão descarregadas no receptor, ou seja, em um rio, lago ou mar”, explicou.
Dudek enfatizou que os funcionários não poderão resolver o problema caso ele ocorra, pois todos os instrumentos, como combustível e veículos foram restringidos pelas sanções.
“Não podemos fornecer serviços ou peças de reposição, independentemente de estarem sob garantia ou não. Uma catástrofe ambiental está se aproximando”, alertou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS