19.5 C
Brasília
sábado, 15 junho, 2024

Em Londres, Lula diz que chefe do BC tem ‘compromisso com o outro governo e não com Brasil’

© Foto / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert

Sputnik – Durante coletiva de imprensa em Londres, Lula teceu novas críticas ao chefe do Banco Central e disse que não “questiona a autonomia do banco”, mas que isso não o torna “intocável”. O presidente também comparou Roberto Campos Neto a Henrique Meirelles: “Meirelles tinha a responsabilidade de ter um governo discutindo com ele”.

Neste sábado (6), em viagem à capital inglesa para a coroação do rei Charles III, o presidente Luiz Inácio Lula da SIlva voltou a criticar o chefe do Banco Central, Roberto Campos Neto, uma vez que a taca de juros continua a mesma desde o começo de sua gestão: 13,75% ao ano.
Se referindo a Campos Neto novamente como “cidadão”, Lula afirmou que o presidente do BC tem compromisso com o governo anterior, e não com o Brasil.
“Ele não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou. Isso é importante ficar claro. Ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juros alta. Porque não há outra explicação”, disse Lula.
O mandatário também deixou claro que “não discute a autonomia do Banco Central“, mas que isso não deixa o órgão “intocável” e relembrou o período do economista Henrique Meirelles à frente do banco.
“Eu não discuto a autonomia do Banco Central. Eu indiquei um presidente que era deputado federal eleito pelo PSDB. Eu nem conhecia o [Henrique] Meirelles quando indiquei ele [em 2003]. E eu duvido que esse cidadão tenha mais autonomia do que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha a responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações. Esse cidadão não tem.”
Lula disse ainda que não bate no BC: “Desculpe, você nunca me viu bater no Banco Central. Eu não bato no Banco Central porque o Banco Central não é gente. É um banco. O que eu discordo é da política. Quem concorda com a política de juros de 13,75% que defenda publicamente. Eu não concordo.”

Palavras do Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. - Sputnik Brasil, 1920, 04.02.2023

Notícias do Brasil

Lula indica que presidente do BC traiu confiança do governo e tenta levar país à recessão, diz mídia

Rei Charles III

Após a coroação do rei Charles III e de Lula o cumprimentar como novo rei do Reino Unido, o presidente disse que Charles pediu que ele pediu para o presidente brasileiro “cuidar da Amazônia“.
“A primeira coisa que o rei disse para mim foi para cuidar da Amazônia. E eu falei: ‘eu preciso de ajuda’. Não é só nossa vontade, eu preciso de ajuda e muitos recursos”, disse o mandatário ao rei.

Ontem (5), Lula se encontrou com o premiê britânico, Rishi Sunak, e no encontro o primeiro-ministro anunciou que Londres estava doando R$ 500 milhões como recurso para o Fundo Amazônia, conforme noticiado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS