Brasília, 20 de janeiro de 2022 às 00:43
Selecione o Idioma:

Bolívia

Postado em 19/10/2020 9:53

Eleição na Bolívia: candidato socialista Luis Arce vence o pleito, segundo boca de urna

.

AMÉRICAS

Sputnik Brasil – Resultado avassalador garante vitória em primeiro turno. Os dados foram obtidos em contagem rápida das atas de votação.

O candidato socialista da Bolívia, Luis Arce, do MAS, deve vencer as eleições presidenciais do país sem a necessidade de um segundo turno, de acordo com pesquisa de boca de urna.

  • Votação nas eleições presidenciais da Bolívia
  • Em Buenos Aires, o candidato do MAS à Presidência da Bolívia, Luis Arce, posa em frente à Whipala durante encontro com o ex-presidente boliviano, Evo Morales, em 17 de fevereiro de 2020
  • Funcionário do Tribunal Eleitoral transporta material eleitoral para ser distribuído nas eleições gerais de 18 de outubro, em La Paz, Bolívia, 16 de outubro de 2020
  • Manifestação de apoio a Luis Arce na Bolívia
1 / 4
© SPUTNIK / SEBASTIÁN OCHOA
Votação nas eleições presidenciais da Bolívia

A contagem rápida do instituto Ciesmori, divulgada pela emissora boliviana Unitel na madrugada desta segunda-feira (19), disse que Arce teve 52,4% dos votos, enquanto Mesa teve 31,5%.Para vencer de uma vez, um candidato precisa de pelo menos 40% dos votos e vencer o segundo colocado em pelo menos dez pontos percentuais.

Os primeiros dados oficiais já foram publicados no portal do Órgão Eleitoral Plurinacional (OEP), do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE), mas apenas 2% foi apurado. A apuração deve levar cerca de três dias, segundo o TSE.

Os deputado federais do Brasil, Alencar Santana e Sâmia Bomfim, parabenizaram a Bolívia pela eleição e o candidato vencedor, pela vitória.

Comentários: