Durante um painel virtual intitulado “Perspectivas dos países sobre o papel da OPAS/OMS na resposta adequada na era pós-pandemia”, o ministro destacou aos seus homólogos latino-americanos do Chile, Uruguai e Guiana, o papel que a entidade teve antes ., durante e após a pandemia.
A reunião foi realizada com o objetivo de promover a força da OPAS/OMS, para fornecer uma cooperação técnica impactante, transformadora e focada no país, para responder de forma eficiente e eficaz na era pós-pandemia.
Alabi elogiou o apoio que El Salvador recebeu da organização em diversos aspectos que se somaram às ações desenvolvidas pelo Governo que lhe permitiram superar a pandemia antes dos demais países da região.
Para nós, enfatizou, a OPAS foi uma aliada estratégica durante a luta contra a pandemia e continua a sê-lo nesta nova etapa pós-pandemia.
Além disso, acrescentou, assinamos com a referida organização a Estratégia de Cooperação com o País (ECP) 2023-2027 com o objectivo de contribuir para a saúde e o bem-estar na perspectiva do desenvolvimento sustentável do país.