27.5 C
Brasília
sexta-feira, 24 maio, 2024

Declaração do Ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez Parrilla

-por ocasião da visita do Chanceler colombiano, Álvaro Leyva Durán.

Havana, 11 de agosto de 2022.

Aprecio profundamente a visita e dou as boas-vindas a Cuba o Ministro das Relações Exteriores da República da Colômbia, Álvaro Leyva Durán, bem como outros representantes do governo e da sociedade colombiana.

Tenho o prazer de saudar e agradecer novamente a visita do Senhor Fiador da Noruega, Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas para a Colômbia e ilustre membro da Conferência Episcopal Colombiana.

O fato de que esta visita ocorra apenas 4 dias após a posse do presidente Gustavo Petro Urrego, é altamente significativo para o relançamento e aprofundamento das relações entre os governos e os povos da Colômbia e Cuba, aos quais estamos unidos, profundos laços culturais e históricos.

Quero agradecer ao Ministro das Relações Exteriores Leyva sua declaração e seu apelo ao fim da designação ilegítima de Cuba como Estado patrocinador do terrorismo, que usou como pretexto a presença da delegação de paz do ELN, que acolhemos a pedido do então Presidente Juan Manuel Santos, do ELN e outros atores internacionais e que seu sucessor manipulou politicamente e ignorou os atos de Estado firmados no Direito Internacional.

Os custos e as consequências humanitárias que esta inclusão infundada e injusta teve para Cuba e para o povo cubano são incalculáveis.

Continuaremos apoiando e contribuindo, juntamente com o Reino da Noruega, para a implementação do Acordo de Paz com as FARC-EP, e nas negociações com o ELN, vemos uma oportunidade para retomar o diálogo e avançar para a paz na medida em que as partes decidem. Estaremos ao serviço do que as partes solicitarem.

Aproveito esta oportunidade para ratificar o compromisso invariável de Cuba com a paz. A Colômbia pode contar com a vontade de Cuba de continuar contribuindo para a conquista da paz desejada.

Muito obrigado.

(Cuba minrex)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS