21.5 C
Brasília
sexta-feira, 20 setembro, 2024

Daniel Noboa é o presidente eleito do Equador

O presidente eleito do Equador, Daniel Noboa, durante o segundo turno, 15 de outubro de 2023.

HispanTV – O candidato de direita da Aliança da Ação Democrática Nacional (ADN), Daniel Noboa, é eleito o novo presidente do Equador após vencer o segundo turno.

O jovem empresário Noboa será o próximo presidente do Equador depois de vencer o segundo turno das eleições presidenciais do país latino-americano contra sua rival Luisa González, candidata do Movimento Revolução Cidadã.

Com 90,23% dos votos apurados, Noboa obteve 52,29% dos votos contra 47,71% de González, uma vantagem de 4,58 pontos percentuais que a presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint, declarou como irreversível.

Aos 35 anos, Daniel Noboa é o presidente mais jovem da história do Equador que governará por um ano e meio.

O presidente eleito, em seu pronunciamento após tomar conhecimento do resultado eleitoral, agradeceu à candidata Luisa González, aliada do ex-presidente Rafael Correa, e destacou que ela fez uma campanha muito boa.

Da mesma forma, afirmou que “Amanhã começaremos a trabalhar para reconstruir um país que foi atingido pela violência, corrupção e ódio”.

Noboa tem uma curta carreira política e antes de ser candidato à Presidência foi legislador pela província de Santa Elena entre 2017 e maio de 2023, quando o presidente Guillermo Lasso dissolveu a Assembleia.

O presidente eleito anunciou que governará o Equador visando a reeleição em 2025.

Luisa González reconhece o resultado da votação e parabeniza Noboa

Luisa González reconheceu a derrota no segundo turno e parabenizou o novo presidente do Equador. “Ao candidato agora presidente eleito Daniel Noboa, nossos mais sinceros parabéns porque é uma democracia”, disse a candidata cercada por seus seguidores em Quito, a capital.

Da mesma forma, o candidato correísta destacou que Daniel Noboa pode contar com os votos da Revolução Cidadã na Assembleia, exceto para privatizar a educação e a saúde.

A candidata agradeceu às mulheres que caminharam em sua campanha por todo o país e destacou que é um fato histórico uma mulher chegar ao segundo turno presidencial.

Por sua vez, o presidente equatoriano, Guillermo Lasso, parabenizou Noboa e declarou-se disposto a iniciar o processo de transição a partir da próxima terça-feira: “Meus parabéns por ter aspirado servir aos equatorianos desde o cargo mais alto a que um homem pode aspirar”. Hoje nosso país lhe deu a confiança para liderá-lo, uma honra muito elevada e na qual lhe desejo o maior sucesso”, escreveu o presidente em sua conta no X.

O dia alcançou uma participação de 82,33% dos mais de 13,4 milhões de equatorianos que foram convocados às urnas neste domingo.

Luisa González e Daniel Noboa foram os candidatos mais votados nas eleições de 20 de agosto.

O resultado desta disputa determinará o rumo político do Equador até maio de 2025. Na verdade,  o vencedor do segundo turno governará o Equador por quase 17 meses até o final do mandato presidencial de Guillermo Lasso, que dissolveu o Congresso e convocou eleições antecipadas. para evitar a demissão num julgamento político por corrupção.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS