Cartagena de Índias, Colômbia, 29 out (Prensa Latina) Com o foco neste sabado (29) nos jovens e no desafio de ampliar o horizonte de suas possibilidades, a XXV Cúpula Iberoamericana é eco da simpatia internacional em torno do processo de paz colombiano.
Desde seu arribo a esta amuralhada cidade muitos dos mandatários e chanceleres assistentes a cita-a manifestaram seu respaldo à nação andina em momentos o quando o Governo e as FARC-EP procuram salvar o avançado processo pacificador iniciado em Cuba desde 2012.
Frente a seus altos e baixos esses gerenciamentos seguem em pé e graças à vontade do povo Colômbia conseguirá a almejada paz, sublinhou a véspera o chanceler mexicana Claudia Ruiz.
Aproveito para expressar novamente meu desejo de que muito cedo este país atinja dita meta pela que tanto tem trabalhado, esforços que terão sempre o apoio de Espanha, afirmou o rei Felipe VI pouco depois de sua chegada a Cartagena de Índias, patrimônio mundial.
Precisa-se também humildade para conseguir um novo consenso, comentou aqui o presidente panamenho Juan Carlos Varela, em declarações a jornalistas.
O passado 26 de setembro nesta amuralhada urbe o presidente Juan Manuel Santos e o líder das Forças Armadas Revolucionárias de Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), Timoleón Jiménez, subscreveram o chamado Lembro Final com o que se comprometeram a terminar o longo conflito entre ambas partes.
Pouco depois venceu o Não no plebiscito convocado para validar pela via popular esse conjunto de convênios, resultado que obrigou ao ocupante da Casa de Nariño a abrir espaços de diálogo com os simpatizantes do voto negativo com vistas a um eventual ajuste do texto rubricado.
Presente também em Cartagena o presidente equatoriano, Rafael Correia, reiterou sua disposição para colaborar com a busca de uma paz completa para Colômbia.
Quito foi a sede escolhida para iniciar as conversas com o igualmente rebelde Exército de Libertação Nacional (ELN), adiadas por Santos.
Brindaremos toda nossa hospitalidade, assegurou o governante depois de advertir que os cidadãos esperam resultados destas reuniões.
Cuidado nossos povos não se cansem de que nós estejamos sempre em cimeiras e eles sigam no abismo, insistiu Correia depois de calcar solo cartageneiro.
Neste sábado Santos inaugurará no Centro de Convenções o conclave do segmento de alto nível, que esteve antecedido pelo encontro de chanceleres e o empresarial.
Mais de uma vintena de nações integram a Conferência Ibero-americana, foro privilegiado de consulta e acordo político cujo propósito é reflexionar sobre os reptos do meio internacional, bem como impulsionar a cooperação, coordenação e solidariedade regionais.