26.5 C
Brasília
terça-feira, 28 maio, 2024

Cuba quer todas as suas crianças protegidas

CIENFUEGOS.— Dois testes clínicos para a vacinação anti-Covid-19 de crianças cubanas menores de dois anos estão prestes a começar, e serão realizados na província central de Cienfuegos, onde todas as condições já estão reunidas.

Em uma transmissão recente do programa Mesa Redonda, na televisão, a doutora Dagmar García Rivera, diretora de Pesquisas, do Instituto Finlay de Vacinas (IFV), informou que apenas 3% da população pediátrica em Cuba, crianças menores de dois anos, ainda não foram vacinadas, razão pela qual este estudo de intervenção e teste clínico está planejado.

O hospital pediátrico provincial Paquito González Cueto será um dos locais — junto com o hospital Juan Manuel Márquez, em Havana — para o teste clínico da vacina Soberana Futuro, destinada a bebês entre sete e 11 meses de idade. A doutora Layrí García Ríos, diretora da instituição de saúde pediátrica em Cienfuegos, disse à imprensa que o teste está atualmente em fase de organização.

Darehyne Ávila Piña, chefa do Programa Provincial de Vacinação do Centro de Higiene, Epidemiologia e Microbiologia de Cienfuegos, disse que nessa provincia também se espera a aprovação nacional para iniciar a vacinação anti-Covid-19 de crianças entre um ano e um ano de idade, 11 meses e 29 dias, com Soberana 02, em duas doses, e Soberana Plus em uma terceira dose (um estudo chamado Soberana Chiquitines), em conjunto com o IFV.

Explicou que é o mesmo esquema que o testado em crianças e adolescentes entre dois e 18 anos de idade.

«Tudo foi organizado e as vacinas estão em cada uma das policlínicas, enquanto se aguarda a autorização», acrescentou.

Os testes clínicos envolverão 114.434 crianças com menos de dois anos de idade.

Esta intervenção segue os resultados de estudos anteriores de segurança e imunogenicidade realizados em faixas etárias pediátricas, e Cienfuegos está sendo considerada porque é uma das províncias onde os estudos anteriores foram realizados com muito bons resultados.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS