Havana,(Prensa Latina) A Comissão Eleitoral Nacional cubana (CEN) prossegue hoje com os preparativos do ensaio das eleições gerais do dia 11 deste mês, verificação prevista para o dia 4 de março nos mais de 24.400 mil colégios do país.
Segundo o vice-presidente da CEN, Tomás Amarán, trata-se de um exercício tradicional, tal como o que foi realizado na etapa anterior do presente processo eleitoral, quando foram eleitos os delegados às assembleias municipais do Poder Popular.
Esta prova dinâmica está concebida para verificar, comprovar e deixar no ponto tudo o que estiver relacionado com as votações, afirmou o funcionário durante um contato com a imprensa.
De acordo com Amarán, o ensaio de domingo será realizado em dois momentos. No primeiro deles (de 7:30 às 8:30 horas local) se comprovarão os meios, recursos, garantias, o pessoal, os meios de comunicação e os de computação que serão empregados no dia 11.
Unicamente deixarão de participar os pioneiros (estudantes primários e secundários) encarregados de proteger as urnas e os eleitores, explicou.
Depois se fará um encerramento – cujos resultados não serão informados até o final – e se dará passagem de imediato a um exercício que incluirá as estruturas eleitorais de todos os níveis, das mesas até a nação, acrescentou.
Amarán assinalou que nesse momento se trabalhará com situações e relatórios simulados a modo de ensaio do processamento das partes, a realização do escrutínio, a tramitação dos resultados dos colégios até as circunscrições e daí às instâncias superiores.
Igualmente, nos distritos e comissões eleitorais municipais se comprovará a computação da informação recebida e se concluirá com o processo de validação dos resultados, acrescentou o vice-presidente da CEN.
Uma vez terminada a validação do processo dos deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular, se realizará a dos delegados provinciais. Por último, as comissões eleitorais nos distritos e municípios farão um resumo do ocorrido na jornada e informarão as incidências e problemas detectados.
‘Concluída a prova, estaremos em condições de assegurar que o trabalho foi feito de acordo com o estabelecido e que estamos em condições de encarar as eleições no dia 11 com a disciplina e organização requeridas’, afirmou Amarán.
A partir do exercício, se contará com uma semana para avaliar todos os problemas detectados em ambos momentos do ensaio e resolvê-los.
‘Muitas ntamos com o apoio de todos os organismos do país e a particdas situações ficam solucionadas no mesmo dia da prova e outras precisarão de recursos específicos em cada lugar, mas para isso coipação do povo, que sempre coopera de maneira ativa nestes processos’, comentou o alto funcionário.