Varadero, Cuba, (Prensa Latina) Com oito temas principais se realizará aqui, de 26 de setembro a 1 de outubro próximos, o XXVII Congresso Internacional de Ortopedia e Traumatologia, e o Primeiro Congresso Mundial de Fixação Externa.
A Sociedade Cubana de Ortopedia e Traumatologia, em seu comunicado, afirmou que os foros terão como palco o Centro de Convenções Plaza América, deste balneário, o principal de Cuba, a 140 quilômetros ao nordeste de Havana.
‘Ambos eventos serão uma nova oportunidade de aproximar mais a comunidade de ortopedistas do mundo, para estreitar laços de cooperação e intercâmbio científico’, assinalou na convocação o prestigiado professor Rodrigo Álvarez Cambras, Presidente do Comitê Organizador.
Entre as temáticas centrais estão Avanços em Fixação Externa; Deformidades podálicas; Atualidade em artroscopia de ombro, quadril e tornozelo: e Cirurgia mínima invasiva em Ortopedia.
Completam a agenda; Infecções em Ortopedia e Traumatologia; Afecções complexas do quadril no adulto; Lesões no atleta de alto rendimento, e Novidades na Ortopedia.
Enrique Pancorbo, integrante do comitê gestor, informou à Prensa Latina que participarão cerca de 400 especialistas destes ramos procedentes da Europa, Estados Unidos, América Latina e da nação anfitriã.
Destacou a participação de amplas delegações estadunidense e do México, e nesta última com a participação do notável professor Fernando de la Huerta.
Pancorbo, presidente do capítulo de ortopedia na ocidental província de Matanzas, indicou que estas reuniões incluem uma exibição na qual participarão mais de vinte casas expositoras locais e estrangeiras.
Nas sessões temáticas – afirmou – se apresentarão Cirurgia mínima invasiva do pé e Artroscopia de ombro, quadril e tornozelo; e as mesas redondas versarão sobre Novidades na cirurgia ortopédica, e Infecções em cirurgia ortopédica. Análise atual e perspectivas.
‘Estes congressos, com caráter anual, permitem aos ortopedistas cubanos estar atualizados sobre o que acontece neste setor mundialmente’, assinalou.