14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Cuba e Vietnã comemoram os 55º aniversários da Embaixada cubana na selva vietnamita

Hanói, 22 de maio (Prensa Latina) O 55º aniversário da abertura da Embaixada de Cuba na selva do sul do Vietnã foi comemorado na província de Tay Ninh, cujas autoridades destacaram o significado que o acontecimento histórico mantém até hoje.

Cuba foi o primeiro e único país a enviar um representante para apresentar credenciais ao Governo Revolucionário Provisório da República do Vietnã do Sul em 4 de março de 1969, logo após sua formação, disse no evento o vice-presidente do Comitê Popular provincial, Tran Van Chien.

Para homenagear esta ligação histórica, disse, a casa e o local de trabalho do embaixador cubano Raúl Valdés Vivó foram restaurados ao seu local original, no atual sítio histórico da comuna de Tan Lap, distrito de Tan Bien, onde estão preservadas memórias daquele tempo.

Van Chien expressou a esperança de que o vínculo especial que une as duas nações seja ainda mais fortalecido, bem como a expansão das relações entre Tay Ninh e o Consulado Geral de Cuba na cidade de Ho Chi Minh.

A este respeito, aludiu às áreas em que a experiência cubana poderia ser particularmente benéfica para a província e mencionou entre elas a tecnologia farmacêutica, a formação da força de trabalho médica e a saúde comunitária.

Tay Ninh também quer melhorar os intercâmbios culturais e as interações entre as gerações mais jovens para sustentar a relação forte, tradicional e fraterna que une o Vietname e Cuba, disse ele.

Falando na cerimónia simples, realizada esta Terça-feira, a Cônsul Geral de Cuba na cidade de Ho Chi Minh, Ariadne Feo Labrada, sublinhou a importância do crescimento dos laços bilaterais, fortalecidos por frequentes intercâmbios políticos e diplomáticos.

A representante cubana reafirmou também o compromisso do seu país em nutrir permanentemente a especial amizade que existe entre ambas as nações, cultivada com especial cuidado pelos líderes históricos Fidel Castro e Ho Chi Minh.

Para comemorar a ocasião, o Comitê Popular da província de Tay Ninh entregou simbolicamente 10 toneladas de arroz como doação ao povo cubano.

Segundo o embaixador cubano junto ao Governo Revolucionário Provisório da República do Vietnã do Sul, Raúl Valdés Vivó, a abertura de uma legação diplomática de seu país na selva foi a expressão sincera do “amor solidário de um irmão em combate”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS