15.5 C
Brasília
sexta-feira, 24 maio, 2024

Cuba: Continuam investigações sobre explosão em hotel

Havana, 7 de maio (Prensa Latina) Uma comissão de investigação continua hoje as investigações para descobrir as causas da forte explosão no Hotel Saratoga, na capital cubana.

A Companhia Cubana de Gás e o Sindicato Cuba-Petróleo (Cupet) asseguraram que uma equipe multifatorial está analisando os fatos, embora se presuma que o incidente tenha ocorrido quando um caminhão de gás liquefeito fornecia este produto à propriedade.

Em consequência do acidente, a instalação que se preparava para reabrir no dia 10 de maio perdeu a fachada frontal e lateral, e os pisos inferiores foram danificados, bem como 17 edifícios circundantes.

O governo cubano enfatizou que a prioridade é atender as vítimas, suas famílias e casas afetadas pelo incidente.

De acordo com os números preliminares, 64 hospitalizados e mais de 20 falecidos são relatados, incluindo uma criança e uma mulher grávida.

O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, lamentou a perda de vidas humanas e agradeceu os sinais de solidariedade recebidos.

De igual modo, destacou “o sentido de responsabilidade e sensibilidade dos nossos dirigentes, que se deslocaram de imediato ao local dos acontecimentos (…) e o apoio imediato da nossa gente, que se mobilizou para contribuir com doações de sangue”.

Segundo o governador de Havana, Reinaldo García, todos os hospitais da província foram mobilizados e várias instituições de saúde receberam milhares de pessoas que foram doar sangue.

Neste momento, os efeitos no hotel são identificados e preliminarmente parece que não há danos estruturais preocupantes que impeçam a recuperação do imóvel, comentou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS