O momento coincide também com o fechamento da convocação e a impossibilidade de levar a cabo o período mais intenso da organização logística do evento, informa o comunicado que detalha também que as obras recebidas poderão se manter em concurso para o próximo ano, ainda que não cumpram com as novas bases.
‘Teremos que esperar um ano, mas será um ano em que trabalharemos muito para fazer um Festival mais forte, com mais qualidade e mais seguro’, declarou Jorge Perugorría, presidente do encontro.
Os autores que não estejam interessados em apresentar suas propostas deverão se comunicar com o Comitê Organizador através do e-mail oficial do Festival ([email protected]), enquanto o convite para o desenho da identidade musical do FIC Gibara estende seu prazo até 31 de maio de 2020.
O encontro de 2020 estava previsto para realização de 5 a 11 de julho em sua sede habitual na província de Holguín e com a constante premissa de constituir um espaço comprometido com o audiovisual e os preceitos do chamado cinema pobre.
Criado por Humberto Solás, o festival devém palco para o encontro da arte e suas diversas expressões, por isso, simultaneamente aos filmes provenientes de dezenas de países, se desenvolvem concertos, oficinas teóricas, exposições de artes plásticas e a esperada entrega de prêmios.
A competição admite obras audiovisuais em idioma original, com legendas em espanhol, terminadas em 2018 e depois, nas categorias de longa-metragens e curta-metragens de ficção e documentário, animação, vídeo-arte, roteiro inédito e cinema em construção.