14.5 C
Brasília
terça-feira, 11 junho, 2024

Cresce o tráfego de migrantes irregulares através do Panamá

Cidade do Panamá, 23 de maio (Prensa Latina) O Serviço Nacional de Imigração (SNM) do Panamá informou hoje que até o momento neste ano, 158.747 viajantes irregulares transitaram pelo istmo em direção aos Estados Unidos.

Os fluxos crescentes, segundo esse relatório, indicam que só neste mês de maio, cerca de 19.480 caminhantes chegaram à perigosa selva de Darién, na fronteira com a Colômbia.

O SNM especificou que os viajantes ilegais vêm principalmente da Venezuela, Equador e Haiti; Também é preocupante que cerca de 30 mil sejam menores.

As autoridades implantam a operação Fluxo Controlado e, paralelamente, mantêm a campanha de comunicação “Darién não é uma rota, é uma selva” para evitar que os migrantes irregulares arrisquem as suas vidas ao transitarem pela área.

Em 2023 mais de 520 mil pessoas passaram por aquele percurso e prevê-se que se a tendência se mantiver em 2024 poderá atingir os 800 mil.

Em suas primeiras intervenções públicas, o presidente eleito do Panamá, José Raúl Mulino, que tomará posse no dia 1º de julho; e o Ministro da Segurança designado, Frank Abrego, avançaram com a política de encerramento da fronteira e de deportação de migrantes irregulares para os seus países de origem.

Mulino acrescentou que estas medidas começarão com a ajuda internacional e com a adesão aos direitos humanos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS