23.5 C
Brasília
quinta-feira, 23 maio, 2024

Cresce o apoio popular ao governo do MAS na Bolívia

La Paz, (Prensa Latina) A Vice-Ministra de Comunicação da Bolívia, Gabriela Alcón, destacou o apoio popular ao governo do Movimento ao Socialismo (MAS) demonstrado pela marcha que os sindicatos e setores sociais estão realizando por todo o país..

Uma grande mobilização liderada pelo presidente Luis Arce, pelo vice-presidente David Choquehuanca e pelo líder do MAS Evo Morales chegou recentemente ao centro da cidade para confirmar o apoio à administração do governo e condenar as tentativas de desestabilização por parte da oposição e da direita política.

“Estamos vendo a participação, o apoio, o apoio das organizações sociais, da Central dos Trabalhadores Bolivianos, do Pacto de Unidade em defesa da democracia, em defesa de nossa reconstrução econômica”, disse Alcón à Bolivia TV.

Chamada de Marcha em Defesa da Democracia e da Reconstrução Econômica, a mobilização tem representantes de todas as regiões do país e, segundo testemunhas oculares, há milhares de manifestantes convergindo para a Plaza Mayor de San Francisco, localizada no centro de La Paz, a capital política e administrativa da Bolívia.

O Vice-Ministro de Comunicação lembrou a importância para os bolivianos da estabilidade política e da recuperação econômica, um dos principais desafios do governo Arce após a desastrosa gestão da administração golpista de Jeanine Áñez e o impacto negativo da pandemia de Covid-19.

Por sua vez, o chefe de Estado disse em seu perfil no Twitter que a defesa da democracia e do direito ao desenvolvimento são deveres históricos dos bolivianos.

“A unidade e a consciência do povo boliviano, mobilizados nas ruas e depois nas urnas, nos devolveram a democracia. Hoje, é nosso dever histórico defendê-lo”, escreveu Arce.

O líder do MAS e ex-presidente boliviano Evo Morales disse na rede social que participar da marcha é defender a democracia, “o voto do povo, a nacionalização e as grandes conquistas de nossa Revolução Cultural Democrática”.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS