Caracas (Prensa Latina) O banco de investimento Credit Suisse, com sede na Suíça, reiterou as projeções sobre o crescimento da economia venezuelana de cerca de 20 por cento até 2022, destacou hoje a imprensa local.
De acordo com um novo relatório publicado na véspera, a entidade financeira ratificou a sua estimativa de um aumento de 20 pontos percentuais para o Produto Interno Bruto (PIB) venezuelano para este ano, impulsionado pelo aumento da produção petrolífera e das receitas fiscais, revisou o jornal Últimas notícias.
Especificamente, o documento refletia que a produção de petróleo experimentou um crescimento homólogo de 40 por cento entre janeiro e abril passado.
No que diz respeito às receitas fiscais, o Credit Suisse estimou que nos primeiros cinco meses do ano foram próximas de 125 por cento em relação ao mesmo período do ano anterior.
“Em meio à atual turbulência nos mercados globais de comodities, o petróleo da Venezuela pode mais uma vez ser relevante”, acrescentou o relatório, que destacou a capacidade de muitas refinarias dos EUA de processar petróleo pesado como o extraído no país sulamericano.
Na semana anterior, o presidente Nicolás Maduro referiu-se à recuperação econômica pela qual passa a Venezuela, destacando os relatórios de crescimento de dois dígitos no primeiro trimestre do ano.
O chefe de Estado revelou dados com base no Boletim de Inteligência Económica, que refletem a melhoria da estabilidade do sistema cambial, o abrandamento da inflação e o aumento do crédito bancário, entre outros aspectos.
Por sua vez, o vice-ministro de Políticas Antibloqueio, William Castillo, lembrou por meio de sua conta na rede social Twitter, que o aumento da produção de petróleo e a recuperação dos preços do petróleo bruto promoveram a reativação econômica da nação sulamericana em 2021.
“Os impactos das sanções contra a Rússia pressionam o preço das comodities energéticas. Nesse ambiente, a economia venezuelana projeta um crescimento de 5% em 2022”, disse Castillo na plataforma de comunicação.
Nesse sentido, o vice-ministro destacou que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo colocou o preço do petróleo venezuelano Merey em 83,40 dólares o barril, um aumento de 31 pontos percentuais em relação a janeiro passado.
“O preço do Merey mantém a tendência de alta desde abril de 2021, quando seu valor se situou em 46,60 dólares, subindo 81% desde então”, destacou o alto funcionário.