San José, 9 de outubro (Prensa Latina) A Ministra do Trabalho e Previdência Social da Costa Rica, Geannina Dinarte, afirmou que o aumento nas taxas de ocupação e da participação líquida demonstrar que o mercado de trabalho neste país começa a recuperar dinamismo.
Ela se referiu à mais recente Pesquisa Contínua de Emprego (ECE), que mostra o primeiro diminuição na tendência interanual de crescimento do desemprego desde o início da Covid-19.
A Costa Rica mostrou uma taxa de desemprego de 23,2 por cento no trimestre móvel junho-agosto, uma ligeira diminuição em relação ao mês anterior, quando marcoui 24,4 por cento, a maior taxa de desemprego histórica na Costa Rica, equivalente a cerca de 551 mil desempregados em idade economicamente ativa.
Com taxa de 23,2%, o desemprego atinge 544 mil costarriquenhos.
‘Enquanto os números para emprego mostram uma ligeira melhoria, sabemos que mais de meio milhão de pessoas sofrem de desemprego causado pela pandemia e, portanto, nosso melhor esforço para gerar ações para impulsionar o emprego ‘, disse Dinarte.
Ela se referiu aos dados de junho a agosto mostram o maior contingente de ocupados no último três medições de trimestres móveis, o que poderia indicar melhorias na dinâmica da economia e do mercado de trabalho.
Ela lembrou que a medição ECE, elaborada pelo Instituto de Estatística e Censos, inclui Agosto, mês em que iniciou a gradual abertura econômica e responsável pelos estabelecimentos com todas as medidas de saúde para evitar a propagação da Covid-19, que poderia ter relacionados com esta diminuição no crescimento do desemprego.