San José, 28 set (Prensa Latina) A Costa Rica co-presidirá hoje com a França o fórum sobre a Coalizão de Alta Ambição pela Natureza e as Pessoas, que busca a proteção de 30% do planeta para 2030.
Na sexta-feira passada, o presidente apresentou outras duas iniciativas de seu país, a primeira delas o Fundo para Aliviar a Economia Covid-19, que pretende outorgar aos países em desenvolvimento os recursos necessários para enfrentar os impactos socioeconômicos da pandemia.
Alvarado explicou que é um fundo de apoio extraordinário de meio quatrilhão (bilhão de milhões) de dólares, financiado com 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) das economias maiores e fortes do mundo, aquelas que representam 80% do PIB mundial.
O anterior, prosseguiu, para ser intermediado por um ou vários bancos multilaterais como empréstimos de concessão a longo prazo e com taxas fixas para os países em desenvolvimento que têm limitações para responder à crise e se manter dentro da rota para cumprir a Agenda de Desenvolvimento 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A segunda, o Repositório de Acesso a Tecnologias para a Covid-19 (C-TAP) para aproveitar os esforços coletivos para promover a descoberta científica, o desenvolvimento tecnológico e sua implementação na resposta global à Covid-19.
Isso, ‘de maneira que a saúde humana tenha prioridade e que abra o caminho para uma nova era pós-pandêmica, baseada na cooperação global e uma mudança de paradigma para os bens públicos globais’, apontou Alvarado.
Liderada pelo presidente da Costa Rica e pelo diretor geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, esta iniciativa conta com o apoio de 41 países e dois prêmios Nobel.
A C-TAP foi apresentada em 29 de maio e pretende compartilhar dados, conhecimento, propriedade intelectual e facilitar o acesso equitativo a produtos de saúde que permitirão salvar vidas contra a Covid-19.
Por sua vez, Tedros agradeceu a contribuição da Costa Rica e expressou que ‘a rota para sair desta pandemia o mais rápido possível é através da colaboração e compartilhando o conhecimento adquirido’.
Com a C-TAP todo mundo sai ganhando, pois oferece um mecanismo com um grande potencial de expandir a capacidade de produção em nível global, avaliou.