San José, (Prensa Latina) A Costa Rica conseguiu em 2017 uma produção de energia eólica de 1.288 megawatts/hora, a maior geração dessa fonte limpa em sua história, informou hoje aqui o Instituto Costa-riquense de Eletricidade (ICE).
Dados do Centro Nacional de Controle de Energia, divulgados pelo ICE, indicam que dezembro foi o mês de maior geração de energia pelo vento na Costa Rica no ano passado, quando chegou a 193 megawatts/hora.
Depois de lembrar que a Costa Rica foi o primeiro país de América Latina a incorporar a produção de energia eólica à sua matriz em 1996, o ICE destaca que na última década a capacidade instalada para gerar eletricidade com o vento cresceu 545%, passando de 70 a 382 megawatts/hora.
Ao comentar os resultados, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Elétrico do ICE, Javier Orozco, afirmou que ‘nosso país se consolidou como líder em diversificação e administração de eletricidade renovável’.
Apontou que uma demonstração disso é que o vento, uma fonte variável, foi a segunda em contribuição à matriz no ano passado, o que permitiu ao país dosificar outros recursos, como o geotérmico e a água de barragens.