19.5 C
Brasília
sábado, 7 setembro, 2024

Coreia do Norte progride no lançamento de mísseis a partir de submarinos

Foto:
© AP Photo/ Lee Jin-man
A Coreia do Norte lançou sábado (9) um míssil balístico a partir de um submarino perto da província oriental do Hamgyong Sul, informou agência de notícias Yonhap citando o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul.
O lançamento teria sido realizado em cerca de 02:30 GMT, informou a Yonhap.
Segundo os militares sul-coreanos, após o lançamento, o míssil não conseguiu continuar a sua trajetória normal, o que significa que o teste não foi bem-sucedido.
Fontes no Ministério da Defesa disseram à agência que o míssil explodiu na altura de 10 quilômetros. O míssil foi lançado a partir do submarino de 200 toneladas, da classe Sinpo.
Entretanto, os militares destacaram que a Coreia do Norte atingiu progresso na criação de mísseis balísticos lançados de submarinos (SLBM), primeiramente no que se refere à etapa de lançamento.
Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte© REUTERS/ KCNA Pela primeira vez foram aplicadas sanções contra Kim Jong-un
Na véspera, os EUA e a Coreia do Sul acordaram instalar o sistema antimíssil THAAD para interceptar os mísseis balísticos de Pyongyang. Segundo o Ministério da Defesa sul-coreano, o sistema não tem outros objetivos.
O último lançamento norte-coreano de SLBM ocorreu em abril. Segundo a Agência Central de Notícias norte-coreana, este foi bem sucedido, enquanto os militares sul-coreanos, japoneses e norte-americanos consideram o lançamento falhado já que o míssil voou apenas 30 quilômetros.
http://br.sputniknews.com/mundo/20160709/5531008/coreia-do-norte-missil-submarino.html

ÚLTIMAS NOTÍCIAS