16.5 C
Brasília
sábado, 15 junho, 2024

Coreia do Norte alerta que pode abater aviões espiões dos EUA

© Sputnik / Vitaly Belousov

Sputnik- Nesta segunda-feira (10), a Coreia do Norte denunciou a intensificação das atividades de espionagem por aviões da inteligência e reconhecimento dos EUA próximos das fronteiras norte-coreanas.

“Não há garantias de que um evento impactante não ocorra quando um avião de reconhecimento estratégico da Força Aérea americana for derrubado frente à costa da Coreia do Norte”, alertou o porta-voz do Ministério da Defesa norte-coreano em um comunicado.
O porta-voz também alertou que “todas as ações provocativas dos EUA devem ser cessadas imediatamente”.
A Coreia do Norte condenou os planos americanos de enviarem um submarino com armas nucleares para a área da península coreana e acusaram Washington de deixar a região à beira de um conflito nuclear.
Indicando que seria a “primeira aparição de armas nucleares estratégicas norte-americanas na península da Coreia desde 1981″, o porta-voz norte-coreano descreveu a situação como “muito perigosa”, já que eleva as tensões na região para “uma fase crítica”, aproximando cada vez mais a região de um conflito nuclear.
O porta-voz também classificou as ações de Washington de “chantagem nuclear contra a Coreia do Norte e seus vizinhos”, e de uma “grave ameaça” à paz e segurança no mundo.

A bandeira da Coreia do Norte é exibida com outras nas Nações Unidas em Nova York em 21 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.06.2023

Panorama internacional

Coreia do Norte: ‘EUA têm motivo sinistro ao voltar à UNESCO’; mídia americana cita China como razão

ÚLTIMAS NOTÍCIAS