San José, 30 nov (Prensa Latina) O Centro de Investigação em Ciências do Mar e Limnologia (Cimar) de Costa Rica e a Sociedade Cousteau assinaram um convênio de cooperação científica para a proteção dos oceanos, indica hoje aqui a imprensa local.
Acrescenta que a Presidenta da Sociedade Cousteau, Francine Cousteau, destacou a situação excepcional de Costa Rica no planeta pela sua diversidade biológica e vocação de paz.
‘Desejo de todo o coração que este Observatório contribua a esclarecer as decisões públicas e do sector privado na busca de um desenvolvimento compatível com nosso belo planeta’, afirmou Cousteau.
Crhoy.com recorda que em 2011 a UCR criou o Observatório Cousteau para a Costa e Mares de América Central, com o fim de contribuir à solução de problemas que afetam aos ecossistemas marinhos e costeiros, mediante a sistematização de informação científica, social e econômica.
O diretor do Cimar, Ingo Wehrtmann, asseverou que para sua entidade ‘como ente coordenador do Observatório Cousteau para a Costa e Mares de América Central é de grande relevância para a companhia deste convênio que permitirá abrir um novo espaço de cooperação internacional para a região centro-americana’.
Wehrtmann apontou que o convênio de colaboração possibilita gerar esforços a favor do conhecimento e a conservação dos ambientes marinhos.