26.5 C
Brasília
quarta-feira, 18 setembro, 2024

Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela entrega atas eleitorais ao Supremo Tribunal de Justiça

© AFP 2023 / Juan Barreto

Sputnik – O presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, Elvis Amoroso, anunciou nesta segunda-feira (5) que entregou ao Supremo Tribunal de Justiça as atas das eleições presidenciais, solicitadas para investigar o resultado das eleições presidenciais de 28 de julho.

“As reitoras e os reitores do Conselho Nacional Eleitoral, cumprindo o mandato constitucional emitido pelo Supremo Tribunal de Justiça, aqui, assim como na secretaria, estão sendo consignados todos os documentos solicitados pelo máximo tribunal da República. Com a devida permissão, procedo a consignar na secretaria o escrito e tudo o que vocês solicitaram”, expressou Amoroso.

Após a autoproclamação de Edmundo González como presidente, feita mais cedo (5), o procurador-geral da Venezuela, Tarek Saab, anunciou uma investigação criminal contra os líderes da oposição María Corina Machado e Edmundo González.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, dá entrevista coletiva após votar em referendo sobre a reivindicação por Caracas de Essequibo, região administrada e controlada pela Guiana, em 3 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2024

Panorama internacional

Maduro denuncia que Venezuela enfrenta um golpe de Estado ‘ciberfascista’

presidente reeleito Nicolás Maduro denunciou no domingo (4) que a Venezuela enfrenta um “golpe ciberfascista” que busca dividir a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB). Desde a divulgação do resultado eleitoral, o país enfrenta dificuldades.

“Eu falo de um golpe cibernético, neste caso um golpe de Estado ciberfascista criminoso. […] para eles, é vital ferir de dentro a Força Armada Nacional Bolivariana, tentar dividi-la, desmoralizá-la, desmobilizá-la, porque ela ainda acredita que os militares venezuelanos estão subordinados às ordens da oligarquia de sangue azul ou do império norte-americano”, expressou Maduro durante um discurso em um evento militar.

O mandatário detalhou que o ataque é realizado em diversas redes sociais.
O CNE divulgou na sexta-feira (2) o segundo boletim com 96,87% das atas apuradasconfirmando a vitória de Maduro com 51,95% dos votos, seguido de González, com 43,18%.

De acordo com o órgão, as eleições tiveram participação de 12.386.669 eleitores, equivalentes a 59,97% do eleitorado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS