25.5 C
Brasília
sábado, 8 novembro, 2025

Condenação histórica no STF: Bolsonaro pega 27 anos e 3 meses de prisão em regime fechado

© AP Photo / Luis Nova

Sputnik – Após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por cinco crimes, com 4 votos a 1, os ministros acataram a sugestão do relator Alexandre de Moraes e determinaram a pena de Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão.

A pena é o somatório dos cinco crimes em que é o ex-presidente é apontado como líder da trama golpista montada para que ele continuasse no poder após a derrota em outubro de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A condenação está dividida em cinco crimes:
Abolição violenta do Estado de Direito: 6 anos e 6 meses de reclusão;

Tentativa de golpe de Estado: 8 anos e 2 meses de reclusão

Dano qualificado: 2 anos e 6 meses de detenção, além de 75 dias-multa, sendo cada dia fixado no valor de dois salários mínimos;

Deterioração de patrimônio tombado: 2 anos e 6 meses de reclusão e 65 dias-multa;

Pena-base de reclusão total: 7 anos e 7 meses.

A soma das penas leva a um total de 27 anos e 3 meses, sendo 25 anos e 1 mês de reclusão e 2 anos e 2 meses de detenção. Além da reclusão, o ex-presidente também foi condenado a pagar 140 dias-multa, o que atualmente equivale a pouco mais de R$ 425 mil.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado pela tentativa do golpe de Estado. Foto registrada no interrogatório dos réus da ação 2668, em junho de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 11.09.2025

Notícias do Brasil

Por 4 a 1, STF forma maioria para condenar Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado

A decisão do relator foi seguida por todos os ministros do Supremo, com exceção de Luiz Fux, que se absteve devido a ter votado a favor por absolver Bolsonaro.
Além de Bolsonaro, o núcleo crucial da trama golpista conta com outros sete réus. Veja abaixo qual foi a pena definida para cada um deles:

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro: 2 anos de reclusão em regime aberto, fruto de uma delação premiada feita para denunciar os réus e detalhar o plano golpista.

Walter Braga Netto, general do Exército e ex-ministro da Casa Civil e da Defesa: 26 anos de prisão, com início em regime fechado, e 100 dias multa no valor de um salário mínimo o dia;

Amir Garnier, ex-comandante da Marinha: 24 anos de reclusão inicialmente em regime fechado.

Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa: 19 anos de prisão em regime fechado.

Alexandre Ramagem, ex-diretor da Abin e deputado federal: 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão inicialmente em regime fechado.

Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional: 21 anos de prisão em regime fechado.

Anderson Torres, ex-ministro da Justiça: 24 anos de reclusão inicialmente em regime fechado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS