19.5 C
Brasília
segunda-feira, 26 fevereiro, 2024

Com mais de 260 mil casos e 29 mortes, dengue avança no Brasil e faz 3 estados decretarem emergência

© Foto / Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Sputnik – Acre, Minas Gerais e Goiás decretam estado de emergência, além do Distrito Federal e da cidade do Rio de Janeiro.

Dados divulgados nesta semana, pelo Ministério da Saúde, apontam que o Brasil tem mais de 260 mil casos prováveis de dengue, 29 mortes confirmadas em decorrência da doença e 173 em investigação.
Segundo informou a Agência Brasil, o cenário é particularmente crítico nos estados do Acre, de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal (DF), que decretaram estado de emergência por conta do avanço do vírus.
Em Goiás, dados da Secretaria de Saúde apontam que neste ano já foram registrados 22.275 casos da doença e duas mortes, uma alta de 58% em comparação com o mesmo período de 2023.
Mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus da dengue, fotografado através de microscópio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Sputnik Brasil, 1920, 01.02.2024

Notícias do Brasil

Vacina do Butantan contra a dengue apresenta eficácia de 79,6%, mostra estudo

Em Minas Geraisforam registrados 64.724 casos prováveis e 23.389 casos confirmados de dengue até o dia 29 de janeiro. O estado registrou até a data um óbito confirmado em decorrência da doença e 35 em investigação.
Já o Acre contabilizou, até meados de janeiro, 2.532 casos confirmados, sendo a maioria (41,46%) na capital Rio Branco.
Nesta segunda-feira (5), a cidade do Rio de Janeiro também decretou estado de emergência, com 20.064 casos confirmados da doença até 1º de fevereiro.

No sábado (3), o Ministério da Saúde iniciou os trabalhos do Centro de Operações de Emergência (COE) contra a dengue e outras arboviroses. Coordenado com estados e municípios, o centro tem como objetivo reunir os dados da dengue de forma nacional para a coleta e análise para a produção de relatórios e boletins epidemiológicos sobre a doença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS