22.5 C
Brasília
terça-feira, 21 maio, 2024

Cinema para Identidade continua na Argentina

Buenos Aires (Prensa Latina) O ciclo Cinema para Identidade continua na capital argentina com a exibição do filme O Olhar Invisível, do diretor Diego Lerman.

Organizado pelo grupo Abuelas de Plaza de Mayo e pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais, o evento decorre desde o mês passado no auditório da Casa da Identidade, localizada no Espaço Memória e Direitos Humanos ex-ESMA (antiga Escola de Mecânica do Exército).

O filme, cuja exibição começará às 18h locais, propõe uma aproximação à Argentina em 1982, marcado pelos últimos momentos da ditadura militar (1976-1983) e o início da Guerra das Malvinas com o Reino Unido.

Conforme especificado pelas entidades supracitadas, desta vez o ciclo busca dialogar com os jovens sobre a construção da memória e o papel da escola em tempos de democracia, para o qual serão convidados grupos de alunos.

Além disso, serão lembrados os estudantes sequestrados e assassinados durante a Noite dos Lápis (16 de setembro de 1976) na cidade de La Plata, capital da província de Buenos Aires.

Os próximos filmes serão apresentados nos dias 13 de outubro e 17 de novembro.

Durante a ditadura, mais de 30 mil pessoas foram torturadas, desaparecidas e assassinadas, crimes condenados por inúmeras organizações na Argentina e no mundo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS