Manágua, (Prensa Latina) Milhões de pessoas no mundo podem desfrutar hoje da bela e estremecedora paisagem que supõe um vulcão ativo como o Masaya, na Nicarágua, graças à obra do cineasta estadunidense Sam Cossman.
O navegador e documentarista apresentou nas últimas horas através de suas redes sociais o site ‘A Boca do Inferno’, uma experiência virtual da expedição ao interior do vulcão nicaraguense que realizou em meados de 2016.
‘Levou mais de um ano criar esta experiência virtual vulcânica, moldando imagens aéreas da exploração’, explicou Cossman, em referência ao trabalho que mostra através de animações em 3D, fotos e vídeos como sua equipe desceu ao fundo da cratera.
Para coletar essa informação, Cossman e seus colegas – entre os quais se incluiu o ex-astronauta Scott Parazysnki – instalaram ao redor de 80 sensores de monitoramento ao descer cerca de 445 metros no interior da montanha.
Localizado ao redor de 20 quilômetros ao sul de Manágua, o vulcão Masaya é um dos sete vulcões ativos no mundo que possuem um lago de lava e por isso, segundo Cossman, oferece uma oportunidade única aos cientistas para que possam estudar temas que até agora não puderam ser abordados.
O navegador explicou que a meta de seu projeto foi coletar dados do vulcão e colocá-los à disposição de todos os interessados no mundo inteiro para desenvolver novos métodos de alerta que permitam reagir melhor a uma eventual erupção do Masaya.
Destacou também a beleza da cratera da montanha ao expressar: ‘Isto parece mais uma cascata que um lago de lava’.
Em sua publicação, agradeceu o apoio das autoridades da Nicarágua, bem como empresários, bombeiros e outras instituições que apoiaram este projeto.
O site apresentado por Cossman é rico não só em informação, mas também em interação e visualmente oferece uma experiência ótima, graças à qualidade de seus videos e ilustrações.